CAM
O CAM é um “rip” feito no
cinema, normalmente com uma câmera digital. Às vezes é usado um tripé, mas na
maioria das vezes isso não é possível, deixando a filmagem tremida. Devido aos
lugares disponíveis no cinema também não serem sempre no centro, pode ser
filmado com ângulos diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, é difícil
diferenciar, a não ser que tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são
deixados com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som é gravado
com o microfone embutido da câmera e, especialmente em comédias, risadas são
ouvidas durante o filme. Devido a esses fatores, a qualidade de som e imagem
costumam ser muito ruins, mas as vezes, com sorte, o cinema está quase vazio e
apenas baixos ruídos serão ouvidos.
TELESYNC
(TS)
Um telesync tem as mesmas
características de um CAM, só que usa uma fonte externa de áudio (normalmente
um fone de ouvido na poltrona para pessoas que não ouvem bem). Uma fonte de
áudio direto não garante uma boa qualidade de áudio, pois muitos barulhos podem
interferir. Muitas vezes um telesync é filmado em um cinema vazio ou da cabine
de projeção com uma câmera profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem.
A qualidade varia muito, por isso veja um sample (amostra) antes de baixar o
filme por completo. A maior parte dos Telesyncs são CAMs que foram rotuladas de
forma errada.
TELECINE
(TC)
Uma máquina de telecine copia o
filme digitalmente dos rolos. O som e a imagem costumam ser muito bons, mas
devido ao equipamento e custos envolvidos, os telecine são muito raros.
Geralmente o filme estará com o aspect ratio (proporção) correto, apesar de
existirem telecine de 4:3 (tela cheia). TC não deve ser confundido com TimeCode
, que é um contador visível e fixo durante todo o filme.
R5
R5 se refere a um formato
específico de DVD região 5. Em um esforço para competir com a pirataria, a
indústria decidiu criar esse novo formato que é produzido mais rápido e mais
barato do que os tradicionais DVDs. O que os difere dos DVDs tradicionais é que
os R5 são tranferidos diretamente de um telecine sem qualquer tipo de
processamento de imagem, e sem nenhum adicional. Isso permite que os filmes
cheguem nas lojas ao mesmo tempo que os DVDs screeners são liberados. Às vezes
os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês, exigindo que os grupos de
pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse caso o release possui a descrição
“.LINE” para distinguir daqueles que possuem o áudio do original.
A qualidade da imagem de um R5
geralmente pode ser comparada com um DVD screener. A qualidade é melhor que dos
Telecines porque no caso dos R5 é usado equipamento profissional.
Antigamente os R5 eram chamados
de Telecines, DVCD screeners ou até mesmo DVD rips. No final de 2006 alguns
grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram a nomear seus Releases de “.R5″
e sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.
SCREENER
(SCR)
Uma fita VHS prévia, enviada
para locadoras e vários outros lugares, para uso promocional. Um screener é
fornecido de uma fita VHS e normalmente em 4:3 (tela cheia), apesar de alguns
screener com faixas pretas já terem sido lançados. A maior desvantagem é um
“ticker” (uma mensagem que aparece na parte de baixo da tela com os direitos autorais
e um telefone anti-pirataria). Além de que, se a fita tiver algum número de
série, ou qualquer outra marca que possa denunciar a origem da fita, esses
terão de ser escondidos, normalmente com uma faixa preta em cima. Isso costuma
durar apenas uns segundos, mas infelizmente, em alguma cópias, dura o filme
inteiro e alguns podem ser bem grandes. Dependendo do equipamento usado, a
qualidade do screener pode variar de excelente se for feita de uma cópia
MASTER, até muito ruim se for feita em um equipamento velho com uma cópia ruim
da fita. A maioria dos screener são passados pra VCD, mas já houveram
tentativas em SVCD.
Screener, geralmente, também
indica qualquer um dos tipos acima. (qualidade mais baixa)
DVD-SCREENER
(DVDscr)
Mesmas condições do screener,
mas com uma fonte de DVD. Normalmente com letterbox (faixas pretas), mas sem os
extras que o DVD final (de venda e/ou aluguel) possa ter. O ticker não costuma
ficar nas faixas pretas, e pode atrapalhar a visão. Se o “ripador” tiver o
mínimo de conhecimento, um DVDscr deve sair muito bom. Normalmente passado pra
SVCD ou DivX/XviD.
DVDRip
Uma cópia do lançamento final
do DVD. Se possível, é lançado na internet antes mesmo do DVD de venda e/ou
aluguel ser lançado. A qualidade deve ser excelente. DVDrips são lançados em
SVCD e DivX/XviD.
Blu-Ray
Rip (BRRip)
Uma cópia do lançamento final
do Blu-Ray. A qualidade é bem maior que um DVDRip. BRRips são lançados em MKV
(Matroska).
HDDVDRip
Uma cópia do lançamento final
do HDDVD. A qualidade é bem maior que um DVDRip. HDDVDrips são lançados em MKV
(Matroska).
VHSRip
Feitos de VHS de venda e/ou
aluguel, sendo a sua maioria os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.
TVRip
Episódios de TV que são de
redes (capturados usando cabos digitais/satélite) ou de “PRE-AIR”, que usam as
fontes de satélites que mandam o programa pelas redes com alguns dias de
antecedência.
PDTV/HDTV
Os PDTV são capturados de uma
TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores resultados. Muitas
vezes vemos o rip rotulado como HDTV também, mas as diferenças entre esses dois
termos são apenas técnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de rips
em VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos rips de TV.
HR HDTV
Rip HDTV em alta resolução.
Normalmente tem resoluções: 960 x 528 ou 960 x 544. Um rip HR HDTV de 40~55
minutos tem em média 700 MB. Na maioria dos casos, o som AC3 5.1 original é
mantido.
DVB
DVB é a sigla de Digital Video
Broadcasting (Emissão de Video Digital). Conhecido como padrão europeu de TV
Digital, foi projetado a partir dos anos 80 pelo consórcio que hoje possui 250
integrantes de 15 países. Desde 1998, está em operação no Reino Unido, tendo
chegado a outros quatro países da União Européia e à Austrália. Está previsto
para ser implantado na Índia, na Nova Zelândia e cerca de outros 20 países.
Detém um mercado atual de 270 milhões de receptores.
720P
720 é o numero de linhas
verticais, enquanto que o P significa Progressive scan ou não entrelaçado.
Normalmente tem a resolução de 1280 x 720.
1080P
1080 é o número de linhas verticais,
enquanto que o P significa Progressive scan ou não entrelaçado. Normalmente tem
a resolução de 1920 x 1080.
1080i
1080 é o número de linhas
verticais, enquanto que o i significa entrelaçado ou não Progressive scan.
Normalmente tem a resolução de 1920 x 1080.
WORKPRINT
(WP)
Um workprint é uma cópia do
filme que ainda não foi finalizado. Pode conter cenas faltando, música, e a
qualidade pode variar de excelente a muito ruim. Alguns WPs são diferentes da
versão final (Homens de Preto está faltando todos os aliens e tem figurantes em
seus lugares) e alguns tem cenas extras (Jay and Silent Bob). WPs podem ser
boas aquisições para a coleção uma vez que já tenha em mãos a versão final.
DivX
Reenc
Um DivX re-enc é um filme que
foi retirado do VCD e reencodado num pequeno arquivo DivX. Normalmente são
encontrados nos compartilhadores, e são renomeados como Filme.Nome.Grupo(1of2).
Grupos famosos são SMR e TMD. Esse formato não vale o download, a menos que
você esteja incerto sobre um filme e quer apenas uma versão de 300MB.
Watermarks
Muitos filmes vem de Asian
Silvers/PDVD (veja abaixo) e esses são marcados pelo pessoal responsável.
Usualmente com uma inicial ou um pequeno logo, geralmente num dos cantos. Os
mais famosos são as marcas d’água “Z” “A” e “Globe”.
Asian
Silvers / PDVD
São produzidos por
contrabandistas e são comprados por alguns grupos que vendem como se fossem
deles. Silvers são baratos e facilmente encontrados em muitos países, e é fácil
sair um release, e é o motivo de ter tantos por aí no momento, principalmente
de grupos pequenos que não duram mais que alguns lançamentos. PDVDs são a mesma
coisa, mas postos num DVD. Eles têm legendas à parte, e a qualidade usualmente
é melhor que os silvers. São ripados como um DVD normal, mas são lançados como
VCD normalmente.
SVCD
SVCD é baseado em MPEG-2 (como
no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits em uma definição
de 480×480 (NTSC), que descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido
ao bit-rate variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é
fixo, geralmente entre 35-60 min.
VCD
É um formato baseado em MPEG-1,
com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352×240 (NTSC). VCD’s
são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de
tamanhos menores. VCD’s e SVCD’s são cronometrados nos minutos e não em MB,
assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na
realidade pode cabe 74min em um CDR74.
XVCD /
XSVCD
Estes são basicamente VCD/SVCD
melhorados. São ambos capazes de definições e de melhores taxas, muito mais
elevadas. Muito difícil de se encontrar.
KVCD e
KSVCD
KVCD é uma modificação ao
padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto
do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de
528×480 (NTSC) e 528×576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e
3000Kbps. Usando uma resolução 352×240 (NTSC) ou 352×288 (PAL), é possível
“encodar” vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80
min.
KDVD
Formato de arquivo 100%
compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta
tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720×480 num DVD, ou algo em
torno de 10 horas em Half D-1 352×480 no mesmo DVD.
AVI
Audio Video Interleave. Formato
de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio
estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.
MKV
O MKV tem uma qualidade muito
superior ao AVI. É o padrão dos novos discos em alta definição.
MPEG
É a abreviação de Motion
Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral.
Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1
(usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e
vários padrões de áudio – entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1
ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.
RM/RA/RMVB
É o formato proprietário da
Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia
online.
MOV
Formato criado pela Apple para
o Quicktime, o seu programa de multimídia – também disponível para Windows.
OGM
Pode ser usado à uma
alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os
formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.
VBR
Bitrate Variável. É possível
“encodar” áudio e vídeo com bitrate variável, o que não usa o mesmo bitrate
para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante). Partes mais
complicadas do vídeo/áudio vão receber mais bitrate para que a
aparência/sonoridade seja melhor, e assim como partes menos complicadas irão
receber menos bitrate. Geralmente arquivos com VBR são melhores que outros que
contém CBR.
Bitrate
Bitrate está diretamente ligado
à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão
de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por
segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode
variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor
qualidade.
Aspect Ratio Tags
WS
– Widescreen (letterbox)
FS – Fullscreen
Codec
É a abreviação de COder/DECoder
ou codificador/decodificador. Equipamento ou programa que converte os sinais
analógicos de som, voz e vídeo em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de
codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3 (som).
DivX /
XviD
Dois codecs de última geração
sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressão MPEG-4,
compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de “MP3 do
vídeo”. Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de
DVD som de CD, no seu PC. XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX,
portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX e
é grátis, o DivX não.
NTSC /
PAL
NTSC e o PAL são os dois
padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do
que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem uma definição de melhor
qualidade. Os dois tipos de padrões podem ter variações, sendo que no Brasil
usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, vídeos-cassete, DVDs.
OST
OST significa Original
SoundTrack, ou em português, trilha sonora original.
AC3
Codec de áudio conhecido como
Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é sinônimo para o Dolby Digital hoje em
dia. Utilizado em alguns filmes com mais de 2 CDs, devido ao seu tamanho maior.
AAC
Advanced Audio Coding, será o
sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade de melhorias em
diversas áreas. Atualmente é difícil encontrar um player ou hardware que
suportem esse novo formato de áudio.
BIN /
CUE
Bin e Cue são dois arquivos
pertencentes à uma imagem de CD-R/RW ou DVD. Alguns releases de SVCD E VCD são
lançados nas imagens dos próprios CDs. Para abri-lo você pode usar tanto o
Daemons tools (note que não nescessita da Cue para fazê-lo se você alterar para
mostrar todos os arquivos, ele abrirá o BIN) ou queimá-lo com o Nero ou CDRWin.
Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria esse tipo de imagem.
Expressões
encontradas:
PROPER
Devido aos critérios, quem
lançar o primeiro Telesync ganhou a corrida (por exemplo!). Mas se a qualidade
desse release for ruim, devido alguns problemas na imagem ou som, e outro grupo
tem outro telesync (ou a mesma fonte, mas em melhor qualidade) então a
expressão PROPER é adicionada para evitar equívocos. PROPER é a expressão mais
subjetiva encontrada, e as pessoas geralmente perguntam se o PROPER é melhor
que a versão original. Muitos grupos lançam o PROPER em atos de desespero, para
não perder a corrida. Um motivo para o PROPER deve ser sempre incluso no .NFO.
UNRATED
Versão sem cortes.(Normalmente
os vídeos são editados para conseguir um classificação etária mais ampla nos
cinemas, já em DVD são lançados completos)
LIMITED
Um filme limited significa que
ele tem um número de exposições em cinemas limitados, normalmente estreando em
menos de 250 cinemas. Geralmente filmes pequenos (como filmes de arte) são
lançados nesse estilo.
INTERNAL
Um release interno é feito por
vários motivos. Grupos clássicos de DVD fazem muito isso, visto que eles não
serão trapaceados. Também rips de má qualidade são feitos nesse estilo, para
não baixar a reputação do grupo, ou devido ao grande número já existente do
filme. Um lançamento interno é disponibilizado normalmente em sites afiliados
ao grupo, mas eles não podem ser trocados com outros sites sem a devida
permissão. Alguns INTERNALs ainda correm pelo IRC/Newsgroup, dependendo da
popularidade. Há alguns anos, o grupo Centropy começou a lançar releases
internos, mas num sentido diferente do INTERNAL, isto é, lançava somente para
membros do grupo e não o disponibilizavam.
STV
Straight To Video. Filmes
ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e
TVs.
REPACK/RERIP
Se um grupo lança um rip ruim,
eles irão re-lançá-lo, o qual virá com os problemas corrigidos.
NUKED
Um rip pode ser “NUKADA”,
banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs, por exemplo, e
não tem nada de “TeleSyncs”, ou o filme tem uma diferença na qualidade do
áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme. Então o nuke global
ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique sempre antes os releases
para não pegar algo que foi banido, por má qualidade por exemplo. Se um grupo
perceber que há algo errado com uma versão, eles podem requisitar um nuke.
Razões
para o NUKE
BAD A/R – Relação de aspecto,
distorção do filme. Personagens aparecem muito largos ou finos.
BAD IVTC – Processo de inversão
telecine, conversão de framerates está incorreto.
BAD FPS – Não segue o padrão de
quadros por segundo vigente.
INTERLACED – Linhas pretas no
movimento como a ordem do campo estão incorretas.
DUPE
Duplicada, já foi feito
lançamento deste filme anteriormente. Dupe é bem simples, se algo já existe,
então não há razão para ele ser lançado de novo sem uma razão séria.
SE
(Special Edition)
Edição Especial
EE
(Extended Edition)
Versão Estendida
DC
(Director’s Cut)
Versão do Diretor
Macrovision
Macrovision é a proteção de
cópia empregada na maioria dos DVDs.
NFO
Um arquivo de NFO é fornecido
com cada filme ou jogo para promover o grupo e dar informações gerais sobre o
release, tal como o formato, a fonte, o tamanho, entre diversas informações.
NFO = Informações
RARset
Todos os filmes são fornecidos
divididos em partes de 15000000 bytes compactados com o WinRAR, ou outro
software de compactação, mas o WinRAR geralmente lê todos os formatos. Isso
ocorre para facilitar a transferência via ftp, pois se ao transferir 700 MB de
dados em algum momento o arquivo se corromper, você terá perdido um bom tempo
de download. Usa-se (part01.rar > partxx.rar); (.rar > rxx) ou (001 >
xxx)
Regional
Coding
Regiões dos DVDs (região
1,2,3,4,…) de acordo com a distribuição de países.
RCE
RCE (Regional Coding
Enhancement) foi projetado para bloquear players com “Multiregion”, mas teve
muitas das falhas e foi superado. Há muito poucos títulos RCE agora, e era
muito impopular.
SFV
É fornecida também para cada
disco um arquivo SFV. Estes são usados principalmente no local (FTP) para
verificar se todos os arquivos estão completos e sem erros.
Programas: pdSFV ou o hkSFV
Subbed
Ripagem com subtitle (legenda),
local de origem do filme (poderá ser até em chinês).
UnSUBBED
Quando foi liberado uma versão,
com legenda, e após esta, liberada outra sem legenda (UnSUBBED).
SyncFIX
Pacote que conserta a sincronia
entre áudio e vídeo de um filme. Um SyncFIX é liberado quando não há
necessidade de um proper para consertar o problema.
ASF
Advanced Streaming Format. Esta
é a resposta da Microsft à Real Media e à qualquer tipo de media streaming.
Frame
A fonte básica de um filme. Um
frame representa uma foto. Um filme utiliza geralmente 24 frames por segundo
(dobro da quantidade de fotos necessárias passadas constantemente na sua frente
para se obter noção de movimento). Imagine um desenho, onde uma moto está na
direita do vídeo, ao passar os frames a moto vai se movimentando para a
esquerda.
FPS
Definição de Frames per Second,
ou frames por segundo. Ajuda bastante saber isso na hora de converter legendas
ou procurá-las na internet.
COR
B&W = Black and White = Preto e Branco
Color =
Colorido
DVD5/DVD9
DVD5: É o tipo mais comum de DVD, simples-face e
única camada (single-sided / single-layered), oferece aproximadamente duas
horas de conteúdo. Perfeito para a maioria dos filmes. A maioria dos filmes
lançados em DVD-R são DVD9 com a qualidade diminuída e normalmente sem os
extras, áudios e tudo o que o grupo que lançou acha desnecessário, isso para
ser possível gravar o arquivo baixado em um DVD comum de uma camada.
DVD9: Normalmente chamado de “dupla-camada reverso-espiral”
(RSDL – reverse-spiral dual-layer). Ele permite que se coloque um pouco menos
do que 4 horas em apenas um lado do disco, com uma breve (às vezes
imperceptível) mudança de camada. Às vezes este formato também é usado para
filmes com menos de duas horas, gravando-se tanto a versão “tela cheia” quanto
a widescreen do mesmo lado do disco e permitindo-se a escolha da versão através
do menu do DVD.
Dubbed
Significa que o arquivo não
está com o áudio original, mas um dublado em outra língua indicada.
Progressive
Scan e Interlaced
Progressive Scan é o nome usado
para descrever uma técnica utilizada para montar o conteúdo da tela. O modo
progressive monta a tela inteira em uma única passada, transmitindo e exibindo
todas as linhas da tela a cada atualização. Este processo é inverso ao
Interlaced (mais comum). O modo interlaced (entrelaçado), monta em cada
passagem metade das linhas da tela, as linhas pares ou ímpares, formando a
ilusão de uma resolução maior e transmitindo apenas metade da imagem formada.
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